Atividades, Intervenções e Terapias Assistidas por Animais

Idosas em Cubatão

13-03-2009 14:58

Iniciamos no dia 11/03/2009 os trabalhos de TAA (Terapia assistida por Animais) na casa  "Abrigo Cristão de Amparo à Velhice"  na cidade de Cubatão.  São 28 senhoras, sendo 10 acamadas, algumas cadeirantes e outras conseguem se movimentar com autonomia.

 O trabalho correu de forma muito prazerosa, apesar das profissionais psicóloga e ass. social não estarem presentes. A equipe de enfermagem nos recebeu de forma alegre e descontraída e logo providenciaram que as idosas se reunissem na sala de entrada da Instituição.
A sessão inicial foi feita com as voluntárias alunas do curso de Psicologia 7º Semestre UNIP Marina Tranzillo e Carmem Ranginha, e eventualmente contaremos com a presença do aluno da mesma turma Marcelo Barbosa Leite. Fizemos a sessão inicial com apenas um cão para que as moradoras possam se acostumar com a idéia, que a princípio pode parecer estranha, ter um cão as visitando. Nosso primeiro encontro  foi feito com o cão Dhurval, da raça Lhasa Apso, com 4 anos. Nosso pequeno cão co-terapeuta tem 18 meses de experiência, já trabalhou com idosos na Casa Ondina Lobo em São Paulo, na pediatria do Hospital Dante Pazanesse, também em São Paulo e Guilherme Àlvaro em Santos, com autistas na Escola Especial Numaa e com crianças abrigadas na Casa "Vó Benedida", também na cidade de Santos.
 
Dhurval se saíu muito bem. A maioria das senhoras gostou muito dele. Foi acariciado pela maioria, foi também levado aos leitos do primerio andar onde visitamos as senhoras acamadas que estavam acordadas.

 A partir segunda sessão iremos levar mais um animal. A cadela Maphalda de um ano, da raça Golden Retriever, doada pelo Canil Golden Trip para o trabalho junto com o cão Dhurval. Ela  que estreou seu trabalho co-terapêutico na Casa Vó Benedita, onde atuamos no ano de 2008. Ainda não tão experiente quanto Dhurval, mas muito dócil,  inteligente, e obediente, com certeza fará um ótimo trabalho!

Copyrigth© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode