Atividades, Intervenções e Terapias Assistidas por Animais

ABRIGO DE IDOSAS - CUBATÃO

07-03-2009 18:55

 

 

Nesta próxima quarta-feira dia 11/03/2009 iniciaremos o trabalho de TAA (Terapia assistida por Animais) na casa  "Abrigo Cristão de Amparo à Velhice" na cidade de Cubatão. Estivemos na última terça-feira em contato com a psicóloga e a assistente social da Instituição, fomos conhecer o espaço que aliás é muito bom. As profissionais nos atenderam atenciosamente, nos mostrando toda a área onde ficam as moradoras. São 28 senhoras, sendo 10 acamadas, algumas cadeirantes e outras conseguem se movimentar com autonomia.

A casa é mantida com os recursos das próprias moradoras e com doações que recebem de pessoas jurídicas e físicas.

Nosso trabalho estará sendo orientado conforme a demanda. Contaremos com o apoio da psicóloga da Instituição Srta. Jéssica, que nos acompanhará durante os trabalhos. A proposta é de manter o trabalho até dezembro de 2009, com uma atuação de 09 meses. Procuraremos trabalhar aspectos ligados à memória, uma vez que a principal patologia observada é o Mal de Alzheimer em diferentes graus de evolução.

As sessões serão feitas com as voluntárias alunas do curso de Psicologia 7º Semestre UNIP Marina Tranzillo e Carmem Ranginha, e eventualmente contaremos com a presença do aluno da mesma turma Marcelo Barbosa Leite. Faremos a sessão inicial com apenas um cão para que as moradoras possam se acostumar com a idéia, que a princípio pode parecer estranha, ter um cão as visitando. Essa primeira sessão será feita com o cão Dhurval, da raça Lhasa Apso, com 4 anos.Nosso pequeno cão co-terapeuta tem 18 meses de experiência, já trabalhou com idosos na Casa Ondina Lobo em São Paulo, na pediatria do Hospital Dante Pazanesse, também em São Paulo e Guilherme Àlvaro em Santos, com autistas na Escola Especial NumaaBe e com crianças abrigadas na Casa "Vó Benedita", também na cidade de Santos.

Após a segunda sessão iremos levar mais um animal. A cadela Maphalda de um ano, da raça Golden Retriever, doada pelo Canil Golden Trip para o trabalho junto com o cão Dhurval na Casa Vó Benedita, onde atuamos no ano de 2008.

 

 Ainda não tão experiente, mas muito dócil,  inteligente, e obediente, com certeza fará um ótimo trabalho!

Copyrigth© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode